Mandala, em sânscrito, significa círculo. A natureza expressa, em diversos lugares, o padrão de um círculo com um núcleo. Essa é a estrutura básica da criação – basta olharmos para o átomo. Podemos perceber esse padrão nos mais diversos lugares: no planeta Terra, nas flores e até, de forma mais abstrata, nas estações do ano, nos ciclos da mulher – o vai e volta.
A imagem que leva o I Festival Internacional de Yoga para todos os lugares e pessoas que aqui vão estar é essa mandala que vocês veem aqui embaixo. Aqui, ela carrega a filosofia que está por trás da construção desses três dias de compartilhamento que teremos… mas você sabe quais significados esse símbolo carrega?
O círculo sugere completude, inteireza, união. É uma forma de comunicação entre o eu interior e o exterior, a unificação do ser. A relação com o Yoga fica clara: em sânscrito, Yoga significa união, junção, soma. Na tradição tibetana, é utilizada como uma ferramenta para trabalhar o foco e a atenção dos aprendizes. O psiquiatra e psicoterapeuta, Carl Jung, considerava a mandala uma expressão universal da psique humana. Segundo ele, quando refletimos a partir delas, percebemos mais clara e profundamente nossa natureza intuitiva.
Para acessar o poder da mandala, é interessante que se busque um estado meditativo e de relaxamento antes de iniciá-la. Não há certo ou errado: o mais importante é liberar a mente para que, através da expressão material em forma de desenho, seja acessado o mais profundo estado que há dentro de nós.
Mandala em outras línguas (fonte: Google tradutor)
hindi: मंडला / khmer: មណ្ឌល / malaiala: മണ്ഡല / tailandês: จักรวาล / tâmil: மண்டலா
Mandalas são círculos, círculos são considerados as figuras geométricas mais perfeitas. Sabe por que? Porque num círculo todos os pontos da linha estão na mesmíssima distância em relação ao centro. Repare em outras figuras geométricas e reflita. Por isso círculo é perfeição, equilíbrio e harmonia. Na história política, na sala de aula, o circular se impõe como igualitário, equânime, justo, equitativo, inteiro.